top of page
  • Foto do escritorEditorial W Learning

As bases necessárias para Transformação Digital



Transformação Digital: como fazer? Quais são os pontos chaves para que de fato ela ocorra na minha empresa/negócio? 


1- Antes de qualquer movimento, é necessário o entendimento do funcionamento da chamada Nova Economia. Uma rápida pesquisa no Google te levará a seguinte definição: transição de uma economia baseada na indústria para uma economia baseada em serviços. Porém ela é muito mais que isso, além do foco em serviços, adicione os 3 elementos que a diferenciam da economia tradicional: novas tecnologias, novos modelos de negócio (startups) e o novo mindset (pensamento não linear). 

2- Pessoas: é fundamental desenvolver ações de como engajar as pessoas neste processo. Transformar um negócio digitalmente é uma grande mudança, e todos nos sabemos que o ser humano é avesso a elas. Portanto é necessário coloca-las em primeiro lugar, treina-las, desenvolver uma CULTURA DIGITAL dentro da sua empresa. 

3- Foco no usuário: Não tem jeito, se o seu negócio não está centrado no usuário (cliente), dificilmente ele prosperará na nova economia. As empresas mais valiosas do planeta trabalham para resolver as dores de seus usuários, muitas vezes com custo marginal zero para o cliente, como no caso da Google e o seu serviço de buscas. 

4- Modelo de negócio: grande parte dos negócios ainda são ancorados em princípios da revolução industrial e não dá para pensar em estratégias de negócio tradicionais em um cenário totalmente disruptivo. As empresas precisam ficar atentas as mudanças, as tendências de mercado, sempre em busca da próxima onda e através da inovação adequar o seu modelo de negócio ao novo cenário. 

Transformação Digital não é um processo simples, não existe uma receita padrão. Os pontos listados acima vieram da experiência e contato com as empresas que estão vivenciando e prosperando neste processo. 

Para finalizar, algumas reflexões que podem ajudar a pensar e ajudar você e seu negócio encararem este processo: 

  • Foco no usuário: eles se digitalizaram muito mais que os negócios

  • Criar uma ambiente digital pode auxiliar no fortalecimento de uma cultura digital 

  • Transformação Digital deve ser prioridade na agenda das lideranças

  • Treinar as pessoas, este novo cenário exige novas habilidades 

  • Inovacao é parte do processo, não dá para transformar sem inovar

  • Agilidade: das decisões e execução. Não adianta digitalizar a ponta e manter decisões a moda antiga

  • Aprender a usar dados para gerar benefícios 

  • Procurar sempre trazer o futuro para o presente: Criar futuros digitais

  • Framework: Design é estratégia, tem que usar design de interações, colaborações, sistemas operacionais

  • Cultura de inovação: TEA (tentar, errar e aprender)

  • Software estará presente em todos os lugares. Habilidades em programação serão necessárias

  • Sistemas conectados, plataformas flexíveis (tudo tem que estar aberto a mudanças). 

  • Adaptabilidade: está é a palavra da vez!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page